"Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia."


Friedrich Nietzsche



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

...Ocasionalmente!

O acaso é, realmente, intrigante e surpreendente. A extraordinária capacidade que todas as coisas possuem de virar de pernas pro ar, em questão de minutos. É tudo tão fascinante! O modo em que ignoramos as regras, não recebemos os avisos, esquecemos dos cuidados e insistimos em arriscar, em apostar até o que não temos no que cremos ser o que sempre sonhamos ou apenas a alternativa mais providencial.
O acaso é, realmente, imparcial e imprevisível. A incrível mudança de comportamento que o tempo nos leva a cultivar. E nós acabamos habituados com a frequência da quebra da rotina, mas nunca nos acostumamos com a sensação desse rompimento de universos, de dimensões. Assim como a primeira reação da vida, ao ser retirada de sua primeira rotina, do seu primeiro universo, é o choro. A lágrima pura, vinda da primeira vez em que enchemos o pulmão de ar, vinda da lâmina que nos separa do plural, nos colocando de vez no singular.
O acaso, em sua maior parte, nos leva a crer que tudo está acontecendo lá fora e que tudo parece muito terrível e perigoso, mas que não é tão ruim enquanto não acontece com você. Ou será que nós queremos acreditar nisso? Que "não é porque aconteceu com ele que vai acontecer comigo". Esse instinto falho de segurança, essa confiança cega de que nada vai acontecer, afinal, as coisas acontecem com as outras pessoas, que vimos na televisão, em diversos canais revezando as tragédias diárias. No final o acaso está esperando, pra colocar a sua vida em um liquidificador ou quem sabe em uma montanha-russa. O acaso é um milagre, uma doce maldição. O acaso é o dedo de quem aponta os erros que acabará cometendo, talvez até pior. O acaso é um acidente esperando para acontecer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, acho que o acaso não espera. Ele desespera.
Deve ser mesmo parente do CAOS.
Alguns chamam de "destino", outros chamam de "vida", muitos de "Deus".
E essa é uma pergunta que o ser humano jamais responderá.
Adivinhar o acaso faz com que ele não mais exista.

Anônimo disse...

prá mim, o acaso não existe! É apenas os resultados de algumas atitudes que tomamos durante a vida....muitas vezes atitudes impensadas...inconcientes...Das quais não damos tanto valor assim...Sem pensar na verdadeira teoria da causa e efeito.
O que importa nisso tudo é a lição que fica...Lição essa da qual um bom observador da vida nunca deixa passar...
O acaso é a desculpa de quem não percebe seus atos, jogando pros ares a responsabilidade que lhe cabe.